Nossa História

O Perímetro de Irrigação Gorutuba, cuja concepção e início de implantação coube ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, foi repassado à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF em fevereiro de 1978, que assumiu a responsabilidade de condução e implementação de toda a infraestrutura de irrigação de uso comum, incluindo a construção da Barragem Bico da Pedra, concluída no final de 1978. Em 1979, o projeto encontrava-se totalmente construído e em condições de ser ocupado pelos irrigantes. A distribuição dos lotes aos pequenos irrigantes foi realizada através de seleção de pequenos produtores, em consonância com as orientações normativas, enquanto aos empresários, pequenos e médios produtores, a distribuição foi mediante concorrência pública. Em maio de 1986, o Perímetro de Irrigação Gorutuba foi emancipado, passando a ser administrada pela COVAG – Cooperativa Agrícola de Irrigação do Vale do Gorutuba até janeiro de 1992. No mês de fevereiro de 1992, essas atividades de operação e manutenção retornaram para a responsabilidade da CODEVASF.

Em março de 1993, foi instituído o Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba – DIG, que assumiu efetivamente em dezembro de 1993 as atividades de administração, operação, manutenção e conservação de toda a infraestrutura de uso comum do projeto.

Veja fotos

A Barragem Bico da Pedra teve sua construção concluída em 1978 pela CODEVASF, tendo em vista como principais objetivos: possibilitar a produção agrícola na região através do fornecimento de água ao perímetro irrigação Gorutuba, fornecer água as cidades de Nova Porteirinha e Janaúba e perenizar o rio Gorutuba. Esta barragem passou a ser administrada pelo DIG em 1993, ano em que foi instituída a Associação. Desde então o DIG vem realizado trabalhos de inspeção e manutenção e segurança na barragem. Atualmente o talude da barragem é frequentemente monitorado através de Piezômetros,  instrumentos que monitoram a pressão no interior do maciço da barragem e identificação de possíveis problemas. Para aumentar a proteção da barragem, esta conta com equipe treinada de vigilantes armados, equipe essa terceirizada e que se reserva com o objetivo de manter a barragem segura de maneira permanente. Há ainda uma cerca do tipo alambrado que impede o acesso de pessoas não autorizadas, garantindo a segurança desta infraestrutura de enorme importância para região.