O órgão de Administração do DIG é a Gerência Executiva, cabendo-lhe, basicamente, gerir os interesses econômico-sociais, consonante com as políticas estabelecidas pela Assembleia Geral e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração.
A Gerência Executiva possui a seguinte estrutura administrativa:
A Gerência Executiva será exercida por Gerente Executivo e auxiliado pela Divisão de Administração e Finanças através do Gerente Administrativo e pela Divisão de Operação e Manutenção através do Engenheiro Agrícola bem como pelas assessoria jurídica e técnica. A Divisão de Administração e Finanças é coordenada pelo Gerente de Administração e tem como função executar as atividades contábeis, orçamentárias, financeiras, recursos humanos, administração patrimonial, serviços gerais e transporte. Este está subordinado às ordens da Gerencia Executiva. A Divisão de Administração e Finanças é subdividia em setor contabilidade, recursos humanos e divisão de patrimônio.
Setor de contabilidade é subdividido na seguinte forma:
Há uma assessoria contábil, terceirizada, a fim de auxiliar o Gerente Administrativo na observância e cumprimento de todas as obrigações fiscais, elaboração de balancetes mensais, balanços anuais, demonstrativo de resultado do exercício, emissão de folha de pagamento bem como registrar todos os documentos contábeis.
Cabe ao Setor de Recursos Humanos manter a política de recursos humanos adotada pelo DIG, proceder a testes para recrutamento e seleção, promover treinamento aos colaboradores do DIG e promover ações e programas visando desenvolvimento social dos colaborados.
Dentre outras atividades propostas pelo Gerente Executivo, cabe ao Setor de Patrimônio administrar os bens que o DIG possui, efetuar controle de moveis e utensílios, realizar anualmente inventário patrimonial junto à contabilidade.
Já a Assessoria Jurídica assessora o Gerente executivo em assuntos jurídicos, emitindo pareceres em assuntos de sua especialidade que lhe forem submetidos pelo Gerente Executivo, orientar as Divisões quanto ao cumprimento da legislação em vigor e das normas regulamentares aplicáveis e representar o DIG em juízo sempre que necessário.
O Setor de Divisão de Operação e Manutenção tem como competência a execução de todas as atividades Fins do DIG, especialmente as relacionadas com o desempenho na distribuição de água para irrigação. Este setor é coordenado pelo Engenheiro Agrícola, que tem como função manter toda infraestrutura de uso comum funcionando de maneira satisfatória. O Setor de Operação e Manutenção é subdividido em:
Setor de Operação: é o setor responsável por realizar o fornecimento e distribuição de água aos lotes irrigados do Perímetro. São algumas das funções do Setor de Operação:
Setor de manutenção: é o setor responsável por manter a infraestrutura de uso comum do perímetro em boas condições de utilização. São algumas das funções realizadas por este setor: