23/08/2017 - 11:58

INSTALAÇÃO DE RÉGUA É REALIZADA PELA ANA NA BARRAGEM BICO DA PEDRA

 
Para refletir melhor a realidade das leituras das cotas da Barragem Bico da Pedra, o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Aguas) no mês de Julho de 2017, realizou a instalação de um conjunto de réguas medição ao longo do Talude a montante da Barragem. A instalação foi realizada com auxilio de nível óptico, obedecendo ao padrão de medição da ANA (Agencia Nacional das Aguas) com graduação de 1 cm.
As leituras eram realizadas de acordo com a régua ora demarcadas pela CODEVASF, instalada na Galeria de tomada d’agua, onde a marcação obedecia a faixa de medição de 10cm, com a nova determinação de medição da ANA, a partir do dia 11 de agosto de 2017, o DIG começou a divulgar as cotas com o novo método de medição, ou seja utilizando as réguas da ANA, marcando exatamente a cota o nível da Barragem de forma diária.
A divulgação das cotas é realizada pela própria ANA no site cotaonline.ana.br, clicando em Estações Cadastradas, Açude Bico da Pedra, é possível ter informações de cota e volume disponível na Barragem Bico da Pedra. Acessando o site do DIG dig.org.br, também é possível verificar a qual nível está a cota diariamente.
A visitação na Barragem Bico da Pedra, onde estão instaladas as réguas de medição de cota, é permitida para qualquer cidadão, sendo necessário somente a realização de um cadastro e solicitação de autorização junto ao DIG, que irá orientar o visitante quanto as normas de segurança. Dessa forma, é possível que qualquer cidadão possa pessoalmente, não só conhecer a estrutura como também verificar se as leituras das cotas estão coerentes com os dados publicados pelo DIG e pela ANA.
 
 

  WP_20170822_006-regua-ofical--ANA

Comentários

Nome*
Mensagem*