09/07/2013 - 14:51

Água da Barragem é de primeira qualidade

Pesquisa encomendada pelo DIG, em laboratório particular revela o que as análises da COPASA sempre atestaram: a boa qualidade da água da barragem Bico da Pedra.

 

 

       A partir da coleta de água em vários pontos do lago da barragem Bico da Pedra, o laboratório de Análise de Água e Efluentes (LAAE), realizou analise e constatou que a água do reservatório é de ótima qualidade, perdendo apenas para a qualidade da água de fontes naturais ainda não tocadas pelas ações do Homem.

          O Laboratório concluiu que o Índice de Qualidade da Água (IQA) do Bico da Pedra é ótimo. Neste caso a água recebe classificação 1, e pode ser destinada ao abastecimento humano, após tratamento simplificado; pode haver recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme resolução do CONAMA n°274 e pode ser utilizado em irrigação de pomares, hortas e plantações.

         A qualidade da agua da barragem Bico da Pedra tem sido monitorada pela CODEVASF, desde que passou a captar e fornecer água da Barragem a COPASA e posteriormente a população de Janaúba e Nova Porteirinha, a partir de 1990.


 

Fonte: Jornal Minas Noticia, Ed. 137 – Com adaptações.

 Pagina Anterior   Voltar para Home

Comentários

Nome*
Mensagem*