27/01/2016 - 15:36

Entendendo o que é cotas

Cotas da Barragem, o que é?

A Barragem Bico da Pedra possui um sistema de medição, por cotas, ou simplesmente uma medição de altura do nível da agua do lago em relação ao nível do mar. Como toda barragem, a Barragem Bico da Pedra possui uma cota, ou nível, de vertedouro e volume morto.

 
 
 

O nível do vertedouro é a cota de transbordamento da Barragem, quando a barragem está cheia e atinge esta cota ela sofre uma atividade que chamamos de “sangramento”, que é exatamente quando a barragem venha a verter a agua em abundancia. A Barragem Bico da Pedra possui a cota do vertedouro ou “sangrador” no nível 553,00. Toda agua que a barragem recebe acima desta cota ela “sangra”. Fato que ocorreu em fevereiro de 2007, quando ela atingiu a cota ou nível de 553,80 metros.

 
 
 

A cota ou nível do volume morto é uma segurança de fornecimento para o consumo humano, ou seja, quando um lago atinge a cota do volume morto os usuários deste lago não podem mais captar a agua dando prioridade ao consumo humano. Na Barragem Bico da Pedra o volume morto está situado na cota ou nível 535,00. A menor cota registrada na Barragem foi a de 536,95 ficando apenas a 1,95 metros para atingir esta cota.

 
Então quando se diz que a Barragem está na cota X se trata apenas de informar o nível da agua da Barragem em relação ao nível do mar.
 
 

Comentários

Nome*
Mensagem*
Enviado por: Jorge Damião 29/01/2016

Parabéns pelo excelente trabalho a toda equipe do DIG!!